sexta-feira, 27 de junho de 2008

Transposição do rio São Francisco



Levando-se em conta quarenta anos atrás,o ameaçado rio São francisco, possui hoje quarenta por cento a menos do seu volume de água. A problemática transposição do rio levanta não apenas questões sociais e ambientais, mas também políticas.Constata-se,mais uma vez, o exacerbado interesse político e financeiro da elite com as obras do governo, em meio ao verdadeiro problema em questão,de fato, a falta de água no sertão que traz como consequência a precaridade na condição de vida humana da população sertaneja.
Não seria a transposição do “velho chico” a solução que aniquilaria tais problemas, uma vez que o desvio das águas atingiria apenas cinco por cento do território semi-árido brasileiro, parte das águas beneficiaria grandes cidades como Recife e Fortaleza, sendo assim, passando longe da população que realmente necessita dessas águas.Impera discutir que antes de um projeto para a transposição do rio, é preciso uma revitalização do mesmo, o que se conseguiria com obras contra a erosão, obras de reflorestamento às margens do rio, redução dos impactos ambientais, saneamento básico e por fim a recuperação das bacias.
Como solução imediata,simples e altamente viável ao governo para o abastecimento da população do sertão, encontra-se a construção maciça de poços e cisternas para a captação das águas da chuva, o problema da apresentada solução é que não basta ser uma solução viável ao governo, ela tem que ser lucrativa aos que controlam o país,o que abre em discussão o fato de que o que realmente interessa aos mesmos: Levar água à quem necessita ou lucrar com o fato?

3 comentários:

Unknown disse...

Puts! Falou tudo amiga...O texto esta ótimO! Continue assim que voce será uma jornalista brilhante. *.* Beijoss

Dyegod3 disse...

Puxa...realmente estamos contemplado os primeiros passos de uma moça de grande futuro jornalístico ^^
Parabéns querida! q esse blog possa ser um marco em sua vida, de uma nova história ainda mais feliz!
bjux ;)

Unknown disse...

realmente existem problemas esquecidos pela grande maioria... mas são iniciativas como essas que fazem um pensamento nascer... "AINDA EXISTEM UMA LUZ NO FIM DO TUNEL" quem sabe um dia a VERDADE deixe de ser um GRITO e torne uma ATITUDE coletiva... parabens por sua atitude e por sua forma de mostrar a verdade em poucas e singelas mas significativas palavras...